PROJETO
CALHA NORTE
”BRASILEIROS MARCHEMOS PARA A FRONTEIRA NORTE”
AUTORIA :MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
O PROJETO CALHA NORTE
foi idealizado no Governo do EX PRESIDENTE JOSÉ SARNEY ,porém abandonado
no GOVERNO DE FERNANDO COLLOR DE MELO .
Proponho a sua reativação com uma NOVA PLATAFORMA “BRASILEIROS MARCHEMOS
PARA A FRONTEIRA NORTE “. Com isso ocupando e desenvolvendo a fronteira NORTE
DO BRASIL,podendo integrar as FORÇAS ARMADAS DO BRASIL com a de países vizinhos.as
forrças de segurança do BRASIL com a de países vizinhos;o comercio e o turismo
do BRASIL com os países vizinhos.TAMBEM abriria ua nova etapa das relações do
BRASIL com EUA,MÉXICO,CANADÁ,PAÍSES DO CARIBE,PAÍSES DA AMÉRICA
CENTRAL;BOLÍVIA,PERU EQUADOR,COLÔMBIA,VENEZUELA,GUIANA,SURINAME e GUIANA
FRANCESA.;Quanto GUIANA FRANCESA PODERÁ SER UM FUTURO ENTREPOSTO ENTRE O
MERCOSUL E AUNIÃO EUROEIA TENDO CAIENA
COMO REFERENCIA. Com a entrada na OTAN
que BRASIL será um futuro menbro, as forças armadas dos paíse membros da
OTAN:EUA,CANADÁ,ESPANHA, PORTUGAL,
ALEMANHA,FRANÇA,ITÁLIA,GRECIA,TURQUIA,CROACIA,NORUEGA,ALBANIA,MACEDONIA,
ROMENIA, BULGARIA,HUNGRIA,DINAMARCA,CHIPRE, MALTA, POLONIA, LUXEMBURGO,
BÉLGICA, IRLANDA,HOLANDA,GRÃ BRETANHA ,ISLANDIA .Poderiam de participar de exercícios
militares na AMAZÔNIA NO PROJETO CALHA NORTE.
Ao mesmo tempo poderia ser visto o problema dos BRASILEIROS NA GUIANA
FRANCESA ;Tambem poderia ser estabelecida cooperação científica e tecnológica
entre BRASIL e os países da OTAN+ PAÍSES VIZINHOS no PROJETO CALHA NORTE,
aproveitando da ECOLOGIA,DEFESA,AGRICULTURA,PESCA, PETRÓLEO, GAS
NATURAL,MINERAÇÃO. PORTOS FLUVIAIS PODERIAM SERCONSTRUIDOS OU AMPLIADOS OS JÁ
EXISTENTES;Abrir rodovias e ferrovias para agilizar o comércio e o turismo.N a
questão indígena está na hora de incorporar os índios á sociedade
brasileira;criar novos empregosna região. Tem grandes reservar em terra firme
de petróleo,minerios,gas natural;na foz do AMAZONAS em BAILIQUE AP tem uma
grand ereserva de PRE SAL entre GUIANA FRANCESA,AMAPÁ,PARÁ que poderia ser
explorada.O plantio de soja ,milho e algodão tem sido implantado de forma
mecanizada nos estados de PARÁ ,AMAPÁ,RORAIMA,ACRE, RONDÓNIA ,AMAZONAS de forma racional do ECO PROGRESSO,
em 2017 AMAPÁ sozino produzir 60 milhões de toneladas de soja .por questõe de
logítica AMAPÁ e PARA estão relativamente perto do CANAL D E PANAMÁ,OESTE DA
ÁFRICA,EUROPA,EUA, o que tem despertado interesse da APROSOJA(AGRO NEGÓCIO), de
investir; ACRE e RONDÔNIA pelo corredos de exportação ao PACÍFICO disminuindo a
distancia com ASIA,os principais clientes do BRASIL; RORAIMA pela sua
proximidade com O MAR DO CARIBE,COLÔMBIA VENEZUELA,GUIANA,PAÍSES DO
CARIBE,AMÉRICA CENTRAL E CANAL DE PANAMÁ
TODO SERÍA FEITO CONCILIANDO O PROGRESSO COM A ECOLOGIA
Se criaria uma comisão mista e interministerial entre
MINISTERIO DA DEFESA,MINISTERIO DA JUSTILA E SEGURANÇA PÚBLICA, MINISTERIO DO
MEIO AMBIENTE ,MINISTERIO DA AGRICULTURA+INCRA+FUNAI.
PROPOSTA PARA A COLONIZAÇÃO:
Seriam abertas as BRs (rodovias)cujas obras foram
paralizadas ,estabelecer mais fortes os laços de amizade e comercio com os
paíss vizinhos da calha norte ,seriam fundadas novas cidades e reorganizar as
já existentes. Muitos sem terra e sem teto poderiam ser assentados e acabar com
a velha novela .
A BR 210 OU PERIMETRAL NORTE aberta em 2 trechos, 1º trecho
já está aberta de MACAPÁ uns 300 km ate a divisa AP/PA ,sendo nescessario abrir
pelo estadodo PARÁ da divisa PA/AP á divisa PA/RR uns 1000 km,no segundo trecho
já aberta da divisa PA/RR a RORAINÓPOLIS,CARACARAÍ RR,SÃO GABRIEL DA
CACHOEIRA AM ,sendo nescessario abrir ate IÇANA AM/FRONTEIRA MITU-COLÔMBIA
ligando BELÉM BRASÍLIA a MACAPÁ-BOGOTÁ ,
sendo aínda nescessario abrir pela ILHA DE MARAJÓ A BR 010 BELÉM-BRASÍLIA incluindo 2 pontes uma ponte ligando BELÉM á
ILHA DE MARAJÓ e outra ponte DA ILHA DE MARAJÁ
a SANTANA/MACAPÁ AP com isso sería uma grande ponte rodoviaria de
BRASÍLIA a BOGOTÁ .
Restaurar a BR 319 de PORTO VELHO RO,HUMAITÁ AM,MANAUS AM de
900 km podendo nela reasentar agricultores e fundar novas cidades em RONDÔNIA e
AMAZONAS .
A BR 174 já aberta de CACERES MT,VILHENA RO,JUINA
MT,COLNIZA MT,sendo nescessario abrir uns 600 km de COLNIZA MT a NOVO ARIPUANÃ
AM,MANAUS AM,voltando a ser aberta de
MANAUS AM a BOA VISTA RR,PACARAÍMA RR/FRONTEIRA COM SANTA HELENA DEL
UAIREN-VENEZUELA podendo seguir a
CARACAS e BOGOTÁ;e de BOA VISTA RR a BOM FIN RR/FRONTEIRA/LETHEN-GUIANA
,GEORGESTOW-GUIANA .
A BR 230 ou TRANS AMAZONICA já aberta de CABEDELO PB a
LÁBREA AM estando 72% jáasfaltada de
CABEDELO PB a ITAITUBA PA ,faltando concluir 28 % de ITAITUBA PA a
LÁBREA AM ,faltando abrir e asfaltar de LÁBREA AM a TABATINGA AM com isso ligar
a BOGOTÁ –COLÔMBIA , podendo
aproximar o BRASIL da ANÉRICA
CENTRAL,MÉXICO,EUA,CANADÁ.
A BR 199 sería aberta
NUM CONTORNO OESTE de CRUZEIRO DO SUL AC acompanhando O RIOJ AVARI na
fronteira BRASIL PERU ate BENJASMIN CONSTANT M,cruzaria O RIO AMAZONAS a TABATINGA AM,IPIRANGA AM,IÇANA encontrando
a BR 210.
A BR 163: CASCAVEL PR,DOURADOS MS,RONDONÓPOLIS MT,CUIABA/VÁRZEAGRANDE,
SANTARÉM PA ,sendo nescessario abrir ate PARAMARIBO –SURINAME ; de MONTE ALEGRE
PA defronte a SANTARÉM PA tem que abrir 800 m no BRASIL ate a cidade fronetiriza te TIRIOS PA e 300
km no SURINAME da fronteira BRASIL/SURINAME ate BROKOPONDO, já que de
BROKOPONDO já tem estrada asfaltada ate PARAMARIBO de 110 km. A ligação
BRASIL-SURINAME é um ntogo proeto de
JOÃO BATISTA FIGUEIREDO (BRASIL)
e DERSI BOUTERSE(SURINAME) quando DERSI BOUTERSE estve em BRASÍLIA em 1982 ,a
BR 163 a partir de RONDONÓPOLIS MT terá
de acompanhante a FERRO NORTE que levará
a SOJA E MILHO DE MATO GROSSO para os
portos de MERITITUBA PA e SANTARÉM PA ; A FERROVIA TRANS OCEÊANICA que CHINA
deseja patrocinar acompanhar´a BR 364 ate LIMA PERU passando por GOIAS,MATO
GROSSO,RONDÔNIA,ACRE.
A BR 156 iga LARANJAL
DO JARI a MACAÁ OIAPOQUE/SAINT GEORGES par seguir a
CAIENA,PARAMARIBO,GEORGESTOWN.
Uma outra proposta de minha sugestão: ARODOVIA MT 170(EM
MATO GROSSO) que lga CÁCERES MT,SALTO DO CEU MT ,CAMPO NOVO DOS PARECÍS
MT,BRASNORTE MT,JUINA MT,CASTANHEIRA MT,JURUEMA MT, COTRIGUAÇÚ MT seja
FEDRALIZADA e continuada de COTRI GUAÇÚ MT ate A BR 230 TRANS AMAZÔNICA ,
SEGUINDO ATE o RIO AMAZONAS e em
ITACOATIARA AM seguia propolgada ate RORAIMA para cruzar com a BR 210
PERIMETRAL NORTE seguinndo ate LETHEN(GUIANA) para seguir pela rodovia já
existente ate GEORGESTOWN(GUIANA)
CONCLUSSÕES:
Sobre todos os fundamentos de RODOVIAS MENCIONADAS algumas
já estão abertas ,outras foram projetadas pelos GOVERNOS de EMÍLIOGARRASTAZU
MÉDICO,ERNESTO GEISELL ,JOÃO BATISTA FIGUEIREDO ,que infeizmente nãoforam
abertas ,poderia ser ocupada toda A CALHA NORTE numa PLATAFORMA “ BRASILEIROS
MARCHEMOS PARA AS FRONTEIRAS DO NORTE DO BRASIL”, que fortalecerá a presença do
BRASIL na AMÉRICA DO SUL ,intensificará relações com PAÍSES VIZINHOS e NÃO
VIZINHOS
MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
MARABÁ(PA)BRASIL, 29 DE JULHO DE 2019
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