Seguidores

quarta-feira, 9 de outubro de 2019


ARCOS OESTE E NOROESTE DO COMERCIO EXTERNO BRASILEIRO.
AUTORIA MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
APRESENTAÇÃO: OS ARCOS OESTE E NOROESTE DO COMERCIO EXTERNO BRASILEIRO  são respectivamente as SAÍDAS DO PACÍFICO E O CARIBE o que facilita e barateia o comercio do BRASIL com PAÍSES ANDINOS,ASIA,OCEANIA, GRANDE BACIA DO CARIBE EUA E CANADÁ .
Hoje as NAÇÕES ASIATICAS são clientes principais do BRASIL

O ARCO OESTE OU SAÍDA DO BRASIL AO PACÍFICO se inicia NOS PORTOS : em SANTIAGO DE CHILE/VALPARAÍSO,SEGUE A COQUIMBO,VALLENAR, ANTOFAGASTA,IQUIQUE ,ARICA (CHILE) ;ILO,LIMA/EL CALLAO,CAJAMARCA,TRUJILLO (PERU),GUAYAQUIL,ESMERALDA(EQUADOR).
 De RIO GRANDE DO SUL ,SANTA CATARINA E PARANÁ já tem boas rodovias asfaltadas VIA ARGENTINA ate O CHILE,tendo projeto da FERROVIA BI OCEÂNICA que ligará PARANAGUÁ PR BRASIL a ANTOFAGASTA –CHILE VIA ARGENTINA E PARAGUAI ;podendo também interligar em URUGUAIANA RS BRASIL ; SÃO PAULO E MATO GROSSO DO SUL tem A FERROVIA NOROESTE ,HOJE NOVO OESTE que liga SANTOS/SÃO PAULO,BAURÚ,3 LAGOAS,CAMPO GRANDE,CORUMBÁ (BRASIL),SANTA CRUZ DE LA SIERRA(BOLÍVIA),ANTOFAGASTA(CHILE) tendo projeto de ligar a ARICA-CHILE;também tem as BR 262 E 267 que ligam o SUDESTE DO BRASIL VIA MATO GROSSO DO SUL ,BOLÍVIA E PARAGUAI A CHILE.
 A BR 364 já liga de SÃO PAULO,UBERLANDIA MG,RIO VERDE GO,RONDONÔPOLIS MT,CUIABÁ MT ,PORTO VEHO RO,RIO BRANCO AC ,CRUZEIRO DO SUL AC a  LIMA-PERU
A BR 230 TRANS AMAZÓNICA que liga de CABEDELO PB A LÁBREA AM onde encontra A br316 que liga a RIO BRANCO AC a CUZCO-PERU,PUNO,,AREQUIPA,ILO(PERU); tendo um projeto da CHINA de patrocinar a FERROVIA TRANS OCEÂNICA que ligará RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO a LIMA PERU VIA MINAS GERAIS,GOIAS,MATO GROSSO,RONDÔNIA,ACRE

O ARCO NOROESTE OU SAÍDA DO BRASIL AO CARIBE
Esta aproxima da ORLA DO CARIBE E DO CANAL DE PANAMÁ,seu eixo  principal seria a BR 174 de CÁCERES MT,MANAUS AM,BOA VISTA RR,PACARAÍMA RR onde poderá levar aos portos de GEORGESTOWN-GUIANA,todos os portos da VENEZUELA e COLÕMBIA ao CANAL DE PANAMÁ e á RODOVIA PANAMERICANA que liga SANTIAGO DE CHILE A ANCHORAGE(ALASKA-EUA); Já que a BR 174 segue na VENEZUELA a PUERTO ORDAZ,CUIDAD BOLIVAR,CARACAS,SAN ANTONIO DEL TACHIRA (VENEZUELA),CÚCUTA(COLÔMBIA),BUCARAMANGA,BOGOTÁ podendo sair também a MEDELLIN
Também inclui a abertura da BR 230 ou TRANS AMAZÔNICA de LABREA AM a TABATINGA AM BRASIL/LETICIA(COLÔMBIA),já que de LETICIA tem conexão com BOGOTÁ(COLÔMBIA); A abertura da BR 199 de CRUZEIRO DO SUL AC na BR 364 a TABATINGA AM,IÇANA AM NA BR 210 ou PERIMETRAL NORTE ; a BR 210 ou PERIMETRAL NORTE inicia em MACAPÁ AP ,sendo necessário ligar pela ILHA DE MARAJÓ (PARÁ-BRASIL) á BR 010 BELÉM-BRASÍLIA .
De MACAPÁ AP a BR 210 chega á divisa do PARÁ ,onde teria que ser aberta no PARÁ ate a DIVISA DE RORAIMA ,sendo que esta reinicia na DIVISA RORAIMA/PARÁ a CARACARAÍ  RR,SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA AM sendo necessário abrir ate IÇANA AM fronteira BRASIL/COLÔMBIA ,sendo possível após 800  km  chegar em BOGOTÁ ,A CAPITAL DA COLÔMBIA .
 Por água no RIO AMAZONAS E AFLUENTES é possível NAVIOS DE ULTRAMAR chegar a IQUITOS-PERU ,podendo por navegação de meio e pequeno porte seguir a PUCALLPA –PERU, por AMAZONAS/SOLIMÕES; pelo RIO IÇÁ(AFLUENTE DO AMAZONAS) que se chama na COLÔMBIA de RIO PUTUMAYO pode navegação de pequeno e meio porte chegar a PUERTO ASIS ; O ARCO NOROESTE também pode intensificar o comercio do BRASIL com GUIANA,VENEZUELA,COLÔMBIA,AMÉRICA CENTRAL,MÉXICO; COSTA OESTE DE EUA/CANADÁ 

MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
MARABÁ(PA)BRASIL, 13 DE JULHO DE 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário