ARCOS OESTE E NOROESTE DO COMERCIO EXTERNO BRASILEIRO.
AUTORIA MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
APRESENTAÇÃO: OS ARCOS OESTE E NOROESTE DO COMERCIO EXTERNO
BRASILEIRO são respectivamente as SAÍDAS
DO PACÍFICO E O CARIBE o que facilita e barateia o comercio do BRASIL com
PAÍSES ANDINOS,ASIA,OCEANIA, GRANDE BACIA DO CARIBE EUA E CANADÁ .
Hoje as NAÇÕES ASIATICAS são clientes principais do BRASIL
O ARCO OESTE OU SAÍDA DO BRASIL AO PACÍFICO se inicia NOS
PORTOS : em SANTIAGO DE CHILE/VALPARAÍSO,SEGUE A COQUIMBO,VALLENAR,
ANTOFAGASTA,IQUIQUE ,ARICA (CHILE) ;ILO,LIMA/EL CALLAO,CAJAMARCA,TRUJILLO
(PERU),GUAYAQUIL,ESMERALDA(EQUADOR).
De RIO GRANDE DO SUL
,SANTA CATARINA E PARANÁ já tem boas rodovias asfaltadas VIA ARGENTINA ate O
CHILE,tendo projeto da FERROVIA BI OCEÂNICA que ligará PARANAGUÁ PR BRASIL a
ANTOFAGASTA –CHILE VIA ARGENTINA E PARAGUAI ;podendo também interligar em
URUGUAIANA RS BRASIL ; SÃO PAULO E MATO GROSSO DO SUL tem A FERROVIA NOROESTE
,HOJE NOVO OESTE que liga SANTOS/SÃO PAULO,BAURÚ,3 LAGOAS,CAMPO GRANDE,CORUMBÁ
(BRASIL),SANTA CRUZ DE LA SIERRA(BOLÍVIA),ANTOFAGASTA(CHILE) tendo projeto de
ligar a ARICA-CHILE;também tem as BR 262 E 267 que ligam o SUDESTE DO BRASIL
VIA MATO GROSSO DO SUL ,BOLÍVIA E PARAGUAI A CHILE.
A BR 364 já liga de
SÃO PAULO,UBERLANDIA MG,RIO VERDE GO,RONDONÔPOLIS MT,CUIABÁ MT ,PORTO VEHO
RO,RIO BRANCO AC ,CRUZEIRO DO SUL AC a
LIMA-PERU
A BR 230 TRANS AMAZÓNICA que liga de CABEDELO PB A LÁBREA AM
onde encontra A br316 que liga a RIO BRANCO AC a
CUZCO-PERU,PUNO,,AREQUIPA,ILO(PERU); tendo um projeto da CHINA de patrocinar a
FERROVIA TRANS OCEÂNICA que ligará RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO a LIMA PERU VIA
MINAS GERAIS,GOIAS,MATO GROSSO,RONDÔNIA,ACRE
O ARCO NOROESTE OU SAÍDA DO BRASIL AO CARIBE
Esta aproxima da ORLA DO CARIBE E DO CANAL DE PANAMÁ,seu
eixo principal seria a BR 174 de CÁCERES
MT,MANAUS AM,BOA VISTA RR,PACARAÍMA RR onde poderá levar aos portos de
GEORGESTOWN-GUIANA,todos os portos da VENEZUELA e COLÕMBIA ao CANAL DE PANAMÁ e
á RODOVIA PANAMERICANA que liga SANTIAGO DE CHILE A ANCHORAGE(ALASKA-EUA); Já
que a BR 174 segue na VENEZUELA a PUERTO ORDAZ,CUIDAD BOLIVAR,CARACAS,SAN
ANTONIO DEL TACHIRA (VENEZUELA),CÚCUTA(COLÔMBIA),BUCARAMANGA,BOGOTÁ podendo
sair também a MEDELLIN
Também inclui a abertura da BR 230 ou TRANS AMAZÔNICA de
LABREA AM a TABATINGA AM BRASIL/LETICIA(COLÔMBIA),já que de LETICIA tem conexão
com BOGOTÁ(COLÔMBIA); A abertura da BR 199 de CRUZEIRO DO SUL AC na BR 364 a
TABATINGA AM,IÇANA AM NA BR 210 ou PERIMETRAL NORTE ; a BR 210 ou PERIMETRAL
NORTE inicia em MACAPÁ AP ,sendo necessário ligar pela ILHA DE MARAJÓ
(PARÁ-BRASIL) á BR 010 BELÉM-BRASÍLIA .
De MACAPÁ AP a BR 210 chega á divisa do PARÁ ,onde teria que
ser aberta no PARÁ ate a DIVISA DE RORAIMA ,sendo que esta reinicia na DIVISA
RORAIMA/PARÁ a CARACARAÍ RR,SÃO GABRIEL
DA CACHOEIRA AM sendo necessário abrir ate IÇANA AM fronteira BRASIL/COLÔMBIA
,sendo possível após 800 km chegar em BOGOTÁ ,A CAPITAL DA COLÔMBIA .
Por água no RIO
AMAZONAS E AFLUENTES é possível NAVIOS DE ULTRAMAR chegar a IQUITOS-PERU
,podendo por navegação de meio e pequeno porte seguir a PUCALLPA –PERU, por
AMAZONAS/SOLIMÕES; pelo RIO IÇÁ(AFLUENTE DO AMAZONAS) que se chama na COLÔMBIA
de RIO PUTUMAYO pode navegação de pequeno e meio porte chegar a PUERTO ASIS ; O
ARCO NOROESTE também pode intensificar o comercio do BRASIL com
GUIANA,VENEZUELA,COLÔMBIA,AMÉRICA CENTRAL,MÉXICO; COSTA OESTE DE
EUA/CANADÁ
MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
MARABÁ(PA)BRASIL, 13 DE JULHO DE 2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário