A BR 158 ate O SURINAME
AUTORIA MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
MARABÁ(PA)BRASIL 12-09-2019
APREENTAÇÃO:
A BR 158 é uma das maiores rodovias do BRASIL de norte a
sul,integrada com a RUTA 5 URUGUAI ,liga como RUTA 5 URUGUAI MONTEVIDÉU a TACUAREMBÓ,RIVERA que é
fronteira seca com SANTANA DO LIBRAMENTO RS BRASIL ,onde passa a ser BR 158
ligando a ROSARIO DO SUL RS ,SANTA MARIA RS,CHAPECÓ SC, MARINGÁ PR, PRESIDENTE
PRUDENTE SP, TRÊS LAGOAS MS, CASSILÂNDIA MS, APODI MS, RIO VERDE GO,
PIRANHAS,GO,JARDIM GO,ARAGARÇAS GO/PONTAL DO ARAGUAIA MT/BARRA DO GARÇAS MT, onde entra no ESTADO
DE MATO GROSSO, seguindo a NOVA XAVANTINA MT,ÁGUA BOA MT ,NOVA SERRA DOURADA
MT,RIBEIRÃO DA CASCALHEIRA MT,BOM JESUS DO ARAGUAIA MT, CAMPINAS MT, ALÔ BRASIL
MT,CANA BRAVA DO NORTE MT, PORTO ALEGRE DO NORTE MT ,CONFRESA MT,VILA RICA
MT;ENTRANDO NO ESTADO DE PARÁ a traves
de MANDÍ PA,SANTANA DO ARAGUAIA PA ,CASA DE TABUA PA,REDENÇÃO PA,
PAU DARC PA, RIO MARIA PA, XINGUARA PA,RIO VERMELHO PA, EL DORADO DE CARAJÁS PA
, MARABÁ PA que segue mais 500 km compartilhando a pista da BR 230 ou TRANS
AMAZÔNICA ate ALTAMIRA PA.
AS MINHAS SUGESTÕES :
A partir de ALTAMIRA PA seria federalizads as rodovias
estaduais PA ; em primeira etapa será federalizada como BR 158 a PA que liga 50 km de ALTAMIRA PA a
VITORIA DO XINGÚ PA em segunda etapa seria aberta a BR 158 250 km de VITORIA DO XINGÚ PA a
ALMERIM o que incluiria uma ponte no RIO AMAZONAS , em ALMERIM PA tem
porto fluvial de ÁGUAS PROFUNDAS para receber navios de ultramar , já vitoria
do XINGÚ só pode receber navios de médio porte ;numa terceira etapa seria
federalizada como BR 158 a PA que liga ao
distrito de MONTE DOURADOS (NO PROJETO JARI) cujo distrito fica defronte
a LARANJAL DO JARI AP ; numa quarta etapa seria aberta num convenio BRASIL-SURINAME ate a fronteira
PARÁ-BRASIL COM SURINAME acompanhando a
margem oeste do RIO JARI no PARÁ, O RIO
JARI do lado leste é AMAPÁ e do lado
oeste é PARÁ ,e posteriormente ate ALBINA-SURINAME. LARANJAL DO JARI e
MONTE DOURADOS que juntas integram o
projeto JARI existe projeto de introduzir a soja e o milho mcanizado ,por outro
lado a navegação do RIO JARI é de
capacidade para receber navios de médio porte ,já ALBINA em SURINAME com SAINT
LAURENT DU MARONI na GUIANA FRANCESA tem capaciadde para receber navios de
ultramar, além disso SAINT ALURENT DU MARONI/ALBINA está a 260 KM de CAIENA e
140 KMde PARAMARIBO todo por estrada asfaltada,
A BR 158 teria que ser asfaltada de VITORIA DO XINGÚ PA-ALMERIM PA
-MONTE DOURADO PA-ALBINA SURINAME .
É conveniente a sua
abertura por estes motivos:
1)
As autoridades Francesas colocam restrições aos
brasileiros para entrar na GUIANA FRANCESA ,já O SURINAME é mais flexivel ou
mais brando com a entrada de BRASILEIROS .
2)
Intensificaria o comercio e o turismo entre BRASIL com SURINAME e
REPÚBLICA COOPERATIVISTA DE GUIANA( EX GUIANA INGLESA).
3)
O BRASIL poderia exportar pelos portos de águas
profundas aptos para receber navios de ultramar
em SURINAME nas cidades de ALBINA,NIEUW AMSTERDAM,PARAMARIBO e NIEUW
NICCKERIE ;ficando mais perto de EUROPA,ÁFRICA OCIDENTAL,ORIENTE MÉDIO,CANAL DO
PANAMÁ A TRAVESSIA PAAR O OCÊANO PACÍFICO
.
4)
Nun convenio BRASIL-SURINAME poderia ser aberto
e asfaltado pelo governo brasileiro em
ambos países de ALBINA a MONTE DOURADO no total 1100 km,sendo 800 km
no PARÁ-BRASIL e 300 km no SURINAME
MAPAS DA REPÚBLICA DE GUIANA E GUIANA FRANCESA
Mapa da GUIANA
Nenhum comentário:
Postar um comentário