Seguidores

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

ARCOS  NORTE E NORDESTE DO COMERCIO EXTERNO DO BRASIL

AUTORIA MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH

EXMO SR PRESIDENTE DO BRASIL
SR JAIR BOLSONARO

ARCO NORTE E NORDESTE DO COMERCIO EXTERNO DO BRASIL

APRESENTAÇÃO:
 Por estar mais próximo dos grandes centros do HEMISFÉRIO NORTE E O CANAL DO PANAMÁ ,hoje o comercio externo do BRASIL convêm realizar pelos ARCOS NORTE E NORDESTE,que ate incluem países vizinhos como GUIANA,SURINAME,GUIANA FRANCESA.
 De SÃO LUIZ MA a PORTO VELHO RO é um ARCO NORTE incluindo ITAITUBA PA, RIO BRANCO AC , SANTARÉM PA,BARCARENA PA.
 No ARCO NORDESTE DE SÃO LUIZ MA  a ILHÉUS BA.
Na convergência dos dois arcos:NORTE E NORDESTE podemos falar de UM TRIÂNGULO BRASILEIRO NORTE-NORDESTE entre MACAPÁ AP-BELÉM -A-NATAL RN ;este TRIÂNGULO esta numa posição privilegiada em reação a ÁFRICA OCIDENTAL, MAR MEDITERRÂNEO /ESTREITO DE GIBRALTAR(ENTRADA PARA O ORIENTE MÉDIO,SUL DA EUROPA E NORTE DE ÁFRICA),PENÍNSULA IBÉRICA;COSTA LESTE DE EUA,CANAL DE PANAMÁ .
1)ARCO NORTE INTERNO NO BRASIL:
A fim de receber navios de ultramar levar soja,milho,algodão,café,cacau,arroz,feijão,borracha e frutas tropicais;em AMAZONAS :ITACOATIARA(JÁ FUNCIONANDO) ; a ser estendido a PARINTINS; podendo portos de médio alcance fazer a baldeação pelos rios madeira onde se encontram PORTO VELHO RO,CAAMA RO, HUMAITÁ AM,MANICORÉ AM , NOVO ARIPUANÃ AM,BORBA AM;no RIO PURUS RIO BRANCO AC, BOCA DO ACRE AM,LÁBREA AM
NO PARA: ALMEIRIM,ALENQUER,ORIXIMINÁ,MONTE ALEGRE,CAMETÁ,CARAPAJÓ ,SANTARÉM(JÁ  FUNCIONANDO) , BARCARENA, BELÉM DO PARÁ ,VEZEU(NA BEIRA MAR) ITAITUBA/MERITITUBA (NO RIO TAPAJOZ COM BALDEAÇÃO),CHAVES,AFUÁ,PORTEL,CURRALINHO,BREVES,PORTO MOAS(RIO XINGU) OEIRAS DO PARÁ.
NO AMAPÁ SANTANA E MACAPÁ(JÁ FUNCIONANDO),BAILIQUE(FOZ DO RIO AMAZONAS),AMAPÁ AP ,CUTIAS AP,CACIPORÉ AP,OIAPOQUE AP.
2)ARCO NORTE BRASILEIRO EXTERNO:
GEORGESTOWN (GUIANA),para escoara soja de RORAIMA; PARAMARIBO(SURINAME),como alternativa seria aberta a BR 163 de SANTARÉM PA-TÍRIOS PA A PARAMARIBO -SURINAME desta tem que abrir 800 km no BRASIL e 300 km em SURINAME ate BROKOPONDO,já tendo de BROKOPONDO estrada ate PARAMARIBO ,seria uma válvula de escape para SANTARÉM E ITAITUBA ;Também os portos de SURINAME:ALBINA,NIEU AMSTERDAM,CORONIE,NIEUW NICKERIE,;NA GUIANA FRANCESA :REGINA,DEGRAD DE CANNES,CAIENA,KOUROU,SINNAMARY,IRACOUBOU,MANÁ,SAINT LAURENT DU MARONÍ, para isso em primeiro lugar poderia se celebrar um acordo para que produtos brasileiros como soja milho,café algodão,frutas possam ser exportadas a EUROPA pela GUIANA FRANCESA e permitir que camiões BRASILEIROS possam chegara  CAIENA , sendo necessário ligar a RODOVIA BELÉM-BRASILIA á BR 156 JARI-MACAPÁ,OIAPOQUE,CAIENA PARAMARIBO GEORGESTOWN . EM SEGUNDO LUGAR ESTABELECER UM LIVRE COMERCIO MERCOSUL+UNIÃO EUROPEIA,REINO UNIDO,SUÍÇA,NORUEGA,ISLÂNDIA  a traves da GUIANA FRANCESA .
   3) ARCO NORDESTE :ILHÉUS BA,SALVADOR BA ,ARACAJU SE,MACEIÓ AL,RECIFE/SUAPE PE ,CABEDELO PB,NATAL RN, AREIA BRANCA RN, MACAU RN, FORTALEZA /PECÉM CE, CAMOCIM CE, PARNAÍBA/LUIZ CORREIA PI( OBRAS PARALISADAS),SÃO LUIZ MA .
 Ainda incluiria as obras :
BR 156 ser federalizada de LARANJA DO JARI a ALMEIRIM PA PORTO MOAS PA ;BR 157 de VITORIA DO JARI,LARANJAL DO JARI a ser aberta a SAINT LAURENT DI MARONI(GUIANA FRANCESA) a R 158 a ser federalizada de ALTAMIRA PA,VITORIA DO XINGU PA , ALMEIRIM PA MONTE DOURADOS, a ser aberta ate ALBINA (SURINAME) 

MARABÁ (PA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário