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quarta-feira, 11 de setembro de 2019


VIABILIDADE DOS PORTOS NO PARÁ DE CAMETÁ,CARAPAJÓ E OEIRAS DO PARÁ
AUTORIA  MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
MARABÁ(PA)BRASIL, 11-09-2019
APRESENTAÇÃO:
Hoje se  trabalho no comércio externo brasileiro com os ARCOS NORTE-NORDESTE que vai de ILHÉUS BA a PORTO VELHO RO , para o escoamento da soja,milho e outros produtos vinculaods ao agronegócio etsá sendo utilizado PORTO VELHO RO(navios de porte médio) com valdeação em ITACOATIARA AM (onde recebe naviós de ultramar); SANTARÉM PA onde tem porto de águas profundas para receber navios de ultramar , em  MIRITITUBA PA no rio TAPAJOZ  recebe navios de médio porte  tendo que fazer valdeação em SANTARÉM PA ou SANTANA/MACAPÁ AP onde pode receber navios de ultramar .
  O Porto de ITAQUI em SÃO LUIZ MA recebe a BR 222 e a FERROVIA  CARAJÁS  que traz soja,milho,minerios e outros produtos agrícolas  ,porém O PORTO DE ITAQUI EM SÃO LUIZ MA sofre problemas de congestão porque a soja e milho tem que dividir o espaço com o minério de CARAJAS , A FEROVIA DE CARAJAS tem 900 km de PARAUAPEBAS PA ate  SÃO LUI Z MA passando por MARABÁ PA,AÇAÍLANDIA MA(onde recebe a FERROVIA NORTE SUL) ,SANTA INÊS MA ; atualmente BARACARENA  PA com BELÉM PA é uma  válvula de escape  .
 CAMETÁ PA fica no norte do PARÁ a 140 km de BELÉM PA ,400 KM de MARABÁ PA  e140 km de TUCURUÍ PA ,sendo nescessario asfaltar a estrada TUCURUÍ-CAMETÁ ; a distancia que separa CAMETÁ  PA a  CARAPAJÓ PA é de 20 km pelo largo RIO TOCANTINS na travessia de balsa tanto CAMETÁ como CARAPAJÓ tem condições de receber navios de ultramar, CARAPAJÓ está ligada por asfalto a BELÉM-BARCARENA ; Quanto OEIRAS DO PARÁ tem que abrir e asfaltar 50 km de estrada de CAMETÁ a OEIRAS DO PARÁ .

CONCLUSSÕES:
No futuro ante uma congestão dos portos de MIRITITUBA PA,BARCARENA PA, SANTARÉM PA ;o já congestionado PORTO DE ITAQUI EM SÃO LUIZ MA  os futuros PORTOS DE OEIRAS DO PARÁ PA, CARAPAJÓ PA e CAMETÁ PA poderam ser uma válvula de escape ,além de criar novos empregos ,intensificaro comercio externo brasileiro






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